Certificações - Um seleto grupo de profissionais

Dia desses acabei analisando a pesquisa do APINFO sobre o mercado de TI no Brasil. Para quem não sabe, é um dos sites mais antigos da área, e mantêm um enorme cadastro de vagas e profissionais de TI. É bem raro obter dados numéricos sobre as certificações. Não se sabe ao certo quantos são, índices de reprovação, proporção de profissionais etc. Mas a pesquisa do APINFO mostra muitas coisas em detalhes.

Vendo a pesquisa, me chamou a atenção um ponto. Apenas 33% dos profissionais de TI têm alguma certificação, e apenas 15% têm mais de uma. Pense nisso. Realmente, refletindo um pouco, eu conheço muito pouca gente com alguma certificação. Obter um título desses te coloca em um grupo de um terço de profissionais da área, o que é bem interessante. Se você tiver duas certificações, o que não é difícil, estará em um grupo com metade do tamanho, dentro de um sexto de profissionais. É uma coisa a se pensar não acha?
Do ponto de vista do recrutador a certificação valida o seu conhecimento técnico, coisa difícil de se fazer de forma eficiente em processo de seleção. O exame terceiriza isso para ele. Uma coisa é você colocar no currículo que tem domínio em uma área, outra coisa é mostrar um "certification ID".
Outro detalhe importante visto por quem contrata é o empenho do candidato necessário para passar em uma prova dessas. Um indivíduo que passou em um exame com certeza gastou algumas noites estudando, provavelmente pagou caro em um curso e desembolsou um valor bem salgado para agendar a prova.
Realmente, para sair apenas da formação curricular padrão e obter uma certificação é uma curva bem grande, mas o reconhecimento é natural. Depois de fazer o primeiro exame, tudo fica mais fácil a diante.
Eu gostaria de recomendar algumas certificações para você quebrar o gelo e ver que pode não estar muito longe de chegar a este grupo seleto:
  1. Microsoft MTA: É a base da pirâmide da MS. O conteúdo delas é bem básico e tem um custo baixo($77 USD). Ela tem exames específicos para cada área(banco de dados, infra, etc.)
  2. Linux Essentials: É o mínimo de conhecimento no universo Linux. A prova é feita para ser bem atrativa, já que tem validade vitalícia e cobra apenas 50% de aproveitamento. Bem interessante. Vale lembrar que, segundo a pesquisa, certificações LPI são das mais rara.
  3. Cisco CCENT: Fazendo o exame de base da Cisco, ICND1 você obtém o título de de "Certified Entry Network Technician". Este exame abre as portas para um CCNA em qualquer área de especialidade(Routing & Switching, VoIP, Wireless, etc.) fazendo mais uma prova. Os exames da Cisco são uma faca de 2 gumes. Por um lago existe muito material e cursos para treinamento, mesmo gratuitos, o que torna bem fácil estudar. Mas a prova é muito maldosa, tempo curto, somente em inglês(ou japonês), e requer 85% de aproveitamento. Talvez por isso certificados Cisco tenham um reconhecimento maior.
  4. CompTIA: A instituição oferece algumas certificações bem interessantes como a "IT fundamentals" e a "A+" que são, digamos, de nível básico para qualquer pessoa que trabalha na área. A curva de aprendizado é bem pequena para alguém que tem experiência com TI e suporte por exemplo. Eu só acho o preço salgado, mas vale a pena conferir.
Para concluir, veja que uma certificação pode ter grande peso no currículo, e talvez nem custe tando esforço de você. É um forma bem mais prática de garantir reconhecimento. Some isto aos dados da pesquisa e veja que estará entre profissionais muito selecionados. Boa sorte!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Script para configurar Proxy.

Configurando portas VLAN access no Mikrotik RouterOS